sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Acostume-se a não acostumar

A gente se acostuma a acordar cedo todos os dias, e a ficar sem as oito horas de sono necessárias. A gente se acostuma com o trânsito caótico, com o calor insuportável, com a falta de tempo e a correria. A gente se acostuma com a falta de pai e mãe, de amigo e parentes queridos. Se acostuma a não receber bom dia, e ignorar quem te ignora. A gente se acostuma com os problemas políticos e com os juros altos. Acostuma a não receber em dia e a pagar as contas atrasadas. A gente se acostuma até com os problemas de saúde. A gente se acostuma a acostumar com tudo!

A gente se acostuma a não sofrer como da primeira vez. Se acostuma a passar um dia longe, e aceitar que no outro dia tudo volta ao normal. A gente se acostuma com a cama vazia, ou até mesmo com ela cheia, quando não mais acordamos com o entusiasmo de outrora. Se acostuma a esperar o amigo ligar, e se ele não ligar, a gente se acostuma a falar que ele sumiu, e que não gosta mais da gente. A gente se acostuma a esperar, a receber.

A gente se acostuma a trabalhar nos finais de semana e feriados, e até mesmo nas madrugadas. A gente se acostuma a engolir sapos e vespas. Se acostuma a não mandar mais mensagens como antigamente; se acostuma com a certeza, com a dúvida e com o medo. A gente se acostuma com as desavenças, com os barrancos e com os erros. Se acostuma com as manias. A gente se acostuma com o dia a dia.

Não falo sobre isso como se fosse um problema, ou uma coisa ruim. Falo disso por que é a ordem das coisas, e tudo isso acontece de maneira natural, sem que soframos muitos impactos ou sustos. Tanto é que, pouquíssimas vezes, paramos para realmente pensar sobre! A segurança, as certezas, a rotina, a sequência são fatores que fazem com que lidemos bem com isso, de forma que não há problema em acostumar-se. Adianta falar que depois de pensar tais coisas, eu irei mudar tudo? Que eu irei acampar na porta da empresa que não me paga? Que irei militar a favor da saída do Sarney? Que irei dormir mais cedo?

Ahhh... Mas o amor [olha ele aqui de novo!]. O amor sim, faz a gente mudar, a gente melhorar, a gente, pelo menos, tentar ser o melhor para o outro. O amor de família, o amor de amigo, o amor de vida! Eu não vou me acostumar com a falta de beijo apaixonado; eu não vou me acostumar a não fazer surpresas para meu amor; eu não vou deixar que o cansaço me vença. Problemas? Todos nós temos, mas isso serve para fortalecer ainda mais o sentimento que é real, que é sincero e que já é parte inteira de você! Pelo amor, tudo! Eis aqui um pouco daquilo que eu prometo ser sempre para você! Porque o amor me move...

5 comentários:

Ana Carolina Castro disse...

Sim dindo, vc sempre foi um cara apaixonado, pela família, pelos amigos, por filmes.. Agora é um cara apaixonado pel sua 'vida', e eu acho bom demais aquela sua máscara de carrancudo diante do amor esfacelou-se, como sempre acontece quando achamos um! hahaha!
beeijos dindo, te amo!

Pedro Felipe disse...

O início lembrou muito um texto da Marina Colassanti, mas o desfecho não poderia ser mais autêntico do que realmente foi, afinal descrições tão românticas, belas e cativantes só poderia partir de um cara tão apaixonado nos últimos meses. Há uma 'leve' diferença nos textos anterior a esse período... Note!
"A gente se acostuma para poupar a vida.
Que aos poucos se gasta, e que, de tanto acostumar, se perde de si mesma". Marina Colassanti
 

Rainer disse...

Achei teu blog por acaso. De verdade? Foi uma das melhores coisas que já encontrei "ao acaso". Pessoas que vivem o amor escrevem com sinceridade e pureza no coração. Obrigado por nos brindar com este brilhante texto.

Tainá Borela disse...

O amor me move tb como leu no Válvula de Escape.
Lindo o que vc escreveu.
Sempre nos acostumamos e esse é o grande erro da vida. É aí que nos tornamos chatos, sem graça...Não lutamos.
Sou a favor de ler seu texto todo o dia para eu não me acostumar.

Vida!! disse...

mesmo que a rotina diária me leve a seguir os padrões ditos normais, prometo não me acostumar a sua falta e sim a sua presença constante em minha vida!! te Amo D+